sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Como nasce o gosto musical - Mãe: profissão perigo, amor eterno

Eu gosto de música, gosto mesmo! Tenho fitas cassetes de 1989 que não tenho coragem de jogar fora. Guardo CD´s como se fossem tesouros e claro tenho um coleção considerável de musicas em mp3. Todo meu arsenal não inclui nenhum NENHUM exemplar de pagode (tirando as músicas de 2003 da época da faculdade que é motivo para outro post), nunca ouvi Thiaguinho, não sei quem é Anita, não conheço as musicas que foram moda no ultimo carnaval... Então porque meu filho de 5 anos canta "Caraca Muleke" com COREOGRAFIA????????

Fiquei muito intrigada com essa musica que digitei o tal caraca muleke no Sr. Oraculo Google e descobri que no clip aparece ele, sim ele NEYMAR - link para quem não conhece:



Pronto estrago feito, depois da copa ele passou a ser o maior ídolo dos meninos de 4 anos em diante mesmo com a tristeza que foi o desempenho da seleção.
O futebol (que apesar de ser corintiana não me anima nem um pouco) virou o gatilho da escolha musical dele.  Minha alma roqueira evapora... Um bebê embalado ao som de Cocteau Twins, The Cure e Morrisey, agora faz pose para falar do "pagodinho só para relaxar"...
E como começou isso: escola. O amigo X canta toda a música e ensina para os amigos que adoram repetir o feito e mostrar aos pais quando chegam em casa. Penso que como gostei de Menudo e Guilherme Arantes quando tinha 8 anos, tenho certeza que ele ainda vai se interessar pelo rock. Ouvimos bastante música em casa e dançamos juntos as vezes, mas o Thiaguinho hoje parece mais interessante. Porém fico na dúvida quando temos a nossa formação musical? Pais podem influenciar de alguma forma que possam inspirar o filho com  o seu gosto musical próprio? Pagode é um gosto musical ruim, ou seja, só porque eu não gosto eu não ensinarei ele a gostar?
Penso que tocar um instrumento desde que a criança demonstre desejo é um bom começo (forçar jamais). Meu filho gosta de gaita, gosta mesmo. Porém a mini bateria que ganhou dos avós foi guardada e irá para outra criança por falta de interesse ( um sinal?!)
Vou acompanhar e seguirei firme na passagem das minhas convicções musicais, porem nada pode ser imposto e dai para piorar hoje apareceu o tal "lepo lepo" do qual ele ainda não faz a coreografia (que eu acho que o Neymar fazia em comemoração de gols) mas ele canta o refrão.
Acho que eu vou tomar um cervejinha, só para relaxar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário