quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Viajar é demais, viajar é preciso - Viagens doces viagens

Adoro viajar! Creio que depois de música, esse é o item que sempre que quando me perguntam em entrevistas de emprego, sobre " o que você gosta de fazer? alem de dar o seu sangue para o capeta corporativo?" - eu sempre digo: viajar.
Outro dia conversando com colegas da firma no almoço vi o quanto você tem mais afinidades com as pessoas que gostam de interesses comuns (obvio) mas quando se fala de viagem a conversa flui tanto e eu passo a admirar  ainda mais a pessoa pelo tipo de viagem que ela quer fazer ou já fez.
Jericoacoara 2012
Mas também não sou uma xiita que acha que quem viaja só para Miami para fazer compra é menos viajante que alguém que vai atravessar a Índia de trem dormindo em ashram no chão.
Viajar mesmo que seja para enfrentar o outlet tem sempre o seu lado bom!!!
Entendo que nem todo mundo quer ou tem vontade de conhecer 191 países (pela lista da ONU), viajar para lugares em que não conhece a língua, não vai gostar da comida, vai passar por adversidades climáticas, vai passar perrengue, e também como não pensar: morrer (zonas de conflito ou mesmo de doenças) enfim estou exagerando mas para os meus pais, por exemplo, o máximo de viagem para eles é sair do interior de São Paulo e vir para a capital. Como eu então aprendi a gostar tanto de viajar? Será que passamos isso para os nossos filhos? Se aprende a viajar? Ou realmente o "bichinho" te pica e vc fica viciado???
Minha primeira viagem internacional 1996
Quando eu era criança meu pai era mais animado e levava a gente para Iguape todas as ferias no sitio "roots" que ele tinha na beira do rio. Era divertido e inesquecível lembrar dos morcegos sobrevoando nossas cabeças e de 200 mini rãs no banheiro.
Quando entramos na
adolescência, minha prima (minha companheira de trip) e eu decidimos nos aventurar em Ubatuba quando ficamos na famigerada colonia de férias de Itagua. Pegávamos o coletivo e subíamos quase até Parati e ficávamos o dia todo  na praia escolhida. Sem contar que eramos duas loucas e uma vez pegamos uma carona quando estávamos no ponto de ônibus em um fusca branco dirigido por um índia linda totalmente morena jambo e sua mãe. Ela disse que era super perigoso ficar ali e nos deixou no centrinho de Ubatuba na sorveteria que ela trabalhava.  Eu meio que queria ser a índia por um bom tempo. Tivemos também um carnaval em São Tomé das Letras (acho que em 1990) que merece menção honrosa em uma das viagens mais doidas que eu já fiz!
Não viajei quase nada depois, pois era a louca do vestibular (outro post!!) e quando entrei na faculdade, minhas viagens de ferias eram para a casa das minhas amigas de republica ou ficava na cidade mesmo pois estava sempre de recuperação ou eu participava dos encontros de estudantes de Economia (outro post!) dos quais conheci o Nordeste pela primeira vez e ainda as cidades históricas de Minas (!).
Em 96 tive a primeira oportunidade de viajar de avião e para exterior e sozinha (eu sou camicaze mesmo!!). Fui para Londres no básico 2 do inglês e fiquei 2 meses e meio (outro post - muita informação).


Argentina 2008
Quando me formei e comecei a pagar para trabalhar tive um hiato muito grande de viagens sendo que me lembro de duas: uma para Porto Seguro e outra para Floripa, sem contar o litoral de São Paulo que ia de vez em quando. Fiquei oca! Me dediquei em muito a música neste período (ponto). 
Enfim quando finalmente comecei a sobreviver no azul e sobrar alguma coisa no final do mês, eu comecei a tirar férias propriamente ditas para viajar. E minha vida mudou! Agora vivo em um constante planejamento de listas de lugares que quero conhecer tipo amanhã...
Meu filho que tem hoje 5 anos, já viajou bastante. Já pegou muito avião, já foi para o exterior, já andou de bugue, de jegue, de barquinho, de balsa, se trem, de van, de ônibus... Ele adora! Acho que já está picado!!
Agora vou partir para a minha próxima aventura da qual vou detalhar aqui no blog: meu um mês sabático em Cambridge. Depois de quase 18 anos de estudante de intercâmbio, voltarei para estudar agora Business English (ai que chique!!!) sozinha. Ficarei longe dos amores para um boa causa. 
E já estou programando as próximas férias para o ano que vem. Essa para um outro post! Deixa eu ir lá pesquisar hotel no Tripadvisor...


Itália 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário