sábado, 6 de dezembro de 2014

High Tea - Fortnun & Mason, o dia do chá da rainha - #40coisasantesdos40


Então a pessoa aqui coloca (não sei exatamente o que me levou a colocar) na lista de 40 coisas antes dos 40,  participar do "ritual do chá das 5 (High Tea para os íntimos da lingua) de preferência em Londres. Já que estava indo para lá não custava mesmo pesquisar na internet e verificar quais os melhores lugares para poder "desfrutar" do momento tão sublime.
Me deparei na minha pesquisa com lugares bem chiques e outros bem modernos, porem em todos o mesmo tipo de serviço era realizado: você escolhe um chá e ele vem acompanhado com uma seleção de comidinhas:
1) Um monte de sanduíches estranhos: pepino com cream cheese, milho e frango, Salmon defumado e uns com ovos e algo que não sei.
2) Ovo com ovas de caviar, ovos com creme que não sei identificar o que exatamente é.
3) Scones - uns bolinhos doces que acompanham geléia
4) Outros docinhos variados
5) Um pedaço de bolo
A primeira dificuldade de acertar o lugar estava em que eu estaria sozinha para tomar o chá, o que significa que a reserva era para uma pessoa, nem todos os lugares aceitam esse tipo de reserva. Logo tive que ficar entre os lugares que me deixavam reservar para mim com eu mesma.
A segunda era encontrar um lugar bacana, neste quesito acho que acertei na questão do lugar tradicional mas errei na questão ESTE LUGAR NÃO ME PERTENCE.

http://www.vamosvoar.com.pt/wp-content/uploads/2012/08/five-o-clock-tea-david-comba-adamson.jpg
Me imaginei indo tomar o chá igual as mocinhas de chapéu da foto. Então escolhi a tradicionalíssima loja de Londres Fortnun & Mason perto de Picadilly Circus. O site dizia inclusive que eu tomaria o chá no Diamond Jubilee Tea Salon - como não empolgar no chá com essa pompa e circunstância até no nome do salão? Levei até um vestido e um sapato de salto para a ocasião.
E mais tradicional ainda, marquei as 5 horas da tarde.
Porém eu estava hospedada na City e digamos que esse horário é um pouco transito em Londres, não não é pouco, é muito muito transito e aconteceu a coisa mais "impolite" para o tradicional chá: eu cheguei 20 minutos atrasada. Sim, eu consegui fazer isso.  Com a maior cara de pau eu fui até a recepção para ver se ainda existia salvação para tal falha no atingimento de minha lista de 40 coisas. E claro que houve um ar de indignação/pena/sarcasmo da mocinha da recepção e neste momento penso que deveria ter corrido para fora e ter ido comer no Ben's Cookies.

Pianista do Lobby 
Por ter tirado a foto do pianista, imaginem que fiquei mofando na recepção tipo como um castigo por ter chegado atrasada, e claro esperando a misericordia do maitre para me arrumar uma mesa,
Bom consegui enfim sentar, apos 20 minutos de espera, logo efetivamente tomei o chá das 6.
E já que ia pagar o chá mais caro da minha vida, resolvi que seria o meu jantar então optei pela opção salgada com o bolo no final -  Fortnum’s Savoury Afternoon Tea,
Para o chá decidi pedir uma indicação para o garçom que não era inglês assim como todos que trabalhavam no salão, até português eu ouvi do pessoal que tirava os pratos da mesa.


Ele me indicou o Countess Grey e eu gostei bastante da sugestão (tanto que trouxe para minha amiga um pacote e outro para mim). E tomei um "chá" literalmente de espera para chegar a comida. Achei o serviço bem ruim para o padrão do lugar ou mesmo acho que minha espectativa estava elevada, já nem sei mais.

Metade das minhas comidinhas
Enfim quando terminei (não consegui comer tudo), pedi um pedaço de bolo do qual a moça nunca voltou para me dar ( foi servido pelo maitre que me atendeu no começo).

Até que é bem gracioso!
Acho que minha frustração de não pertencer a comunidade britânica e nem participar como figurante em um episodio de Downton Abbey e estar la naquela mesa sozinha tomando o chá com cara de infortúnio e exalando solidão, fez com o maitre mandasse me presentear com uma taca de champanhe no final, Que maravilha! Brindando a conta que me deixou mais pobre.
Cheers!
Aproveitei para dar uma olhadinha na loja no final e descobri que só conseguiria comprar o chá mesmo de sachê, pois vi um sabonete que custava 90 pounds.

Tomar o chá das cinco (de preferência em Londres)mission accomplished!! 

Porém cerimonia do chá daqui por diante, só se for Santo Daime ou chá de cogumelo....


Nenhum comentário:

Postar um comentário