domingo, 28 de dezembro de 2014

Music, Tears and To Be Hungry - #40coisasantesdos40 - Parte 1

Essa parte da minha viagem para Inglaterra sem dúvida foi a mais especial e que me marcou profundamente.
Para ler ouvindo:

How soon in now?

Eu não sei desde de quando eu exatamente comecei a gostar de Smiths, claro que foi na minha adolescencia, nos meus 14 anos em que desesperadamente eu montava um plano secreto de como sair da cidade do interior que eu morava para viver em São Paulo, mas qual foi o dia exato, a primeira música, quem me mostrou, não lembro. Simplesmente amo!
Várias coisas mudaram da minha vida desde então, menos o meu gosto musical, parei no tempo, coloquei novas bandas no repertório, mas sem dúvida quando ouço The Smiths, Morrissey, Joy Division, The Cure, meu coração fica mais confortável.
Logo quando planejei a viagem para estudar em Cambridge, não tive dúvida e coloquei a minha visita a Manchester no programa. Parecia fácil: pegar um trem ir para Manchester, fazer o tour de rock do The Smiths, passar em Macclesfield e voltar para Oxford onde seria a parte 2 do final de semana (How to say Bre we Ry). However... I crossed England!

4 hours by train!


Durante a semana 2 da minha viagem, falei muito com os professores e colegas sobre a tal viagem e apesar do espanto inicial a única coisa que falavam de "problemático" seria o sotaque inglês de Manchester chamado Mancunian. Restava ser bem confiante com relação ao meu aprendizado e seguir em frente.

Very helpful video!

Fiquei muito tempo pesquisando como fazer o caminho e comprar as passagens de trem (não foram baratas) e obvio comprar o ticket do tour (http://www.manchestermusictours.com/the-smiths), reservar o hotel (dessa vez tentei ser mais low profile que em Londres: Southplace I love you!) e reservei hotéis baratos, porem bem pontuados no tripadvisor. Também nos sites de fãs do Joy Divison, pesquisei como chegar na cidade de Macclesfield e no cemitério (e o que iria encontrar lá).

Sexta feira dia 14/11/2014

Termino minha ultima aula da escola pego a minha mochila e saio correndo até a estação de trem de Cambridge. O trem direto sai da cidade de Elly que fica a trinta minutos de trem. A passagem contemplava todo o trecho até Manchester. Comprei um pequeno lanchinho para a viagem e como ficaria 4 horas no trem comprei um lugar marcado, fato importante quando vc viaja para cidades mais movimentadas da Inglaterra. Uma hora o trem enche e fica todo mundo em pé como uma lotação da Sé. 
Eu fui sentadinha e olhando as 200 cidades de parada e prestando atenção nas pessoas. 
Quando cheguei em Manchester parecia que tinha ficado um ano dentro do trem. Como estava cansada!!! Google maps em mãos (GOOGLE IT) caminhei creio que uns 10 minutos para chegar no hotel que era bem arrumadinho.
Jurys In Manchester
Estava tão cansada que apesar de ter visto vários lugarzinhos para comer, preferi pedir uma pizza e uma cerveja no quarto mesmo porque o dia seguinte ia ser longo. Pela primeira vez assisti televisão, porque desde então ainda não tive motivo nenhum para ligar a mesma. 

Sábado dia 15/11/2014

Café da manhã incluso, por sinal, muito bom tenho que dar adeus ao hotel e carregando a minha mochilinha caminhar até o Dry Bar lugar de encontro para o inicio do tour. Manchester é uma cidade grande, berço da industria inglesa, prédios bem interessantes pelo caminho, muita gente (acho que já estava começando a virar interiorana morando em Cambridge). Adorei a caminhada. Na rua do Dry Bar, muitas lojas de discos, de coisas geeks, um paraíso!!! Chego adiantada e fico esperando e apareceram meus companheiros de tour: um casal de namorados de York (não entendia muito o que eles falavam) e uma espanhola que arrisquei um espanhol básico. 
Agora quando a van amarela do tour chegou, meu coração parou!!


Dry Bar Manchester

Amazing!!! My heart stopped
Eis que nosso guia se apresentou como Craig, nice name!. Perguntou de onde eramos e creio que por atenção a mim e minha colega mexicana, não conhecemos o Manchester accent! Ufa! Entendimento nível 10 do tour. Primeira parada: Strangeway Prison. Explicações a parte das quais não me lembro de todas Strangeways, Here We Come é o quarto e ultimo disco dos The Smiths, no qual Morrissey alega que poderia ter sido preso um dia nesta prisão feia.

Strangeway Prison and crazy brazilian girl
Próxima parada: Salford Lads Club (http://salfordladsclub.org.uk/smiths-room/) - em Salford, traduzido como a meca espiritual dos Smiths e do Morrissey é o lugar da peregrinaçao dos fãs. É famoso pela foto do encarte do disco que eu AMO ( e adquiri o vynil em Manchester) The Queen is Dead (Oh my there is a light never goes out!!!). No livro Mozipedia - a enciclopédia de Morrissey e dos Smiths (sim isso existe)  quando eles fizeram as fotos, as crianças sujas do bairro jogaram pedras neles e estava um frio congelante. Parecia que o bairro era meio barra pesada. O retrato foi feito em dezembro de 1985 (eu tinha 10 anos).
Adorei conhecer o clube por dentro, está super reformado e alem disso ele presta um serviço social bacana de esportes para os jovens. Morrissey doou bastante dinheiro para o clube e tem o seu nome na parede. 
Inside the Salford Lads Club 

Its me!!! So proud!!

Neighbourhood! Where are the kids?

Comprei um camiseta do clube por 15 pounds, mas foi uma das compras mais felizes que fiz!! Amei!! Achei que o pessoal do clube está muito bem preparado, principalmente para receber os fanáticos no famoso Smiths Room: quarto abarrotado de coisas, parecendo uma sala dos milagres!! Eu deixei o meu bilhetinho e da-lhe foto!!




Me!!

My message!! Im going to cry!
Next venue: A ponte!! Então a famosa Iron Bridge da música Still III

Under the iron bridge we kissed
And although I ended up with sore lips
It just wasn't like the old days anymore
No, it wasn't like those days
Am I still ill ?
Am I still ill ?

Eu andei pela ponte e o que é mais legal são as dedicatórias dos fãs dos Smiths pixados na mesma. 
Craig and the Iron Bridge


Crazy brazilian girl and his hat

Fans and Memories

I liked this one
Next: Morrissey House

Fico imaginando a cara das pessoas que todo dia ficam na porta da casa dessas pessoas que resolveram comprar a casa em que o  Morrissey morava. Passagem rápida, porque né?


Morrissey house - 384 Kings Road
Next: Southern Cemetery: da música Cemetry (é assim mesmo que se escreve) Gates do meu amado álbum The Queens is Dead. Morrissey era um amante de passear em cemitérios e esse como ficava perto da casa dele, ele frequentava bastante com seu amigo Linder Sterling.

Cemetry gates


I love this picture!
And finished! A visitação dos lugares terminava ali, depois passamos de van por vários lugares nos quais ele ia falando sobre eles que foram: Platt Fields, The Holy Name Church, The Palace Teatre, The Free Trade Hall and The G-Mex.
Neste momento Graig colocou para tocar " There is a Light that Never Goes Out" e eu chorei, lágrimas de felicidade por estar tão longe e realizando uma coisa tão minha... estar sozinha foi ideal, não dava para dividir esse momento. 
Agora o bónus track desse tour. Em um momento - meu deus preciso praticar inglês - indaguei a Craig sobre sua vida e ele me disse que alem de ter a agencia de turismo tinha uma banda. Ele me falou o nome que demorei umas dez vezes para entender o que ele disse: Inspiral Carpets. Ele perguntou se eu conhecia e eu disse que não. Ele disse que o Mutantes mencionaram a banda em sua primeira ediçao e agora eles estão voltando e lançaram um disco novo. Ele tinha para vender por 10 pounds. 
Bom paguei os 10 pounds e tenho um disco autografado do Inspiral Carpets que é sim uma banda famosinha em Manchester. Sou amiga deles no FaceBook!!
Por fim segue minha foto histórica com Craig Gill - Baterista do Inspiral Carpets na frente do Salford Lads Club.
Crazy brazilian Girl and Craig Gill 

CD with Craig Gill dedication
Se valeu a pena? CADA PENNY!! Amei cada segundo da minha viagem cansativa mas única para mim. Agora quero ir novamente para ficar em Manchester, conhecer mais a cidade visitar um clube a noite (existem vários com musica da melhor qualidade) aqui é o berço né?
Acabou a parte Smiths agora tem a outra parte...  porque hungry? Depois do café da manhã eu citei comida?

40 coisas antes dos 40 - Fazer um tour de rock por Manchester - Mission accomplished!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário